E ae pessoas... Espero que esteja tudo bem com vocês! Vou ser bastante breve na conversa de hoje, a dor na minha cabeça não está me deixando pensar direito! =/
Então, hoje resolvi falar um pouquinho sobre José Condé e indicar uma das obras dele. Finalmente, o livro que comprei chegou "Histórias da Cidade Morta". Que na realidade, comprei "Santa Rita" que é a junção de duas obras dele: a que comentei anteriormente e "Os dias antigos".
Esse é um livro de contos de Condé, muito interessante... Não podem morrer sem ler! O conto que mais me chama atenção é o chamado "A cidade", muito bom. Vou colocar um trechinho pra vocês sentirem um pouco como era a escrita deste autor:
"Todas as cidades são iguais. Percorro essas ruas, sinto o vento fustigar as cornijas, ouço cães vadios ladrando nas esquinas adormecidas - para onde ir, como fugir? A prisão sou eu mesmo, é meu corpo. Em qualquer cidade continuarei sendo o que sou [...]"
Condé foi um escritor da minha cidade, Caruaru. Era amigo de Jorge Amado, outro autor que admiro bastante. Infelizmente, Condé foi, paulatinamente, sendo esquecido na cidade que tanto amava. Mas, felizmente, estamos tentando resgatar as obras dele. Ano passado houve uma reedição de uma de suas obras "Terra de Caruaru", que foi elaborada pelo Prof. Edson Tavares e por Walmiré.
As edições antigas, eu consegui comprar pelo site www.estantevirtual.com. Então quem se interessar está aí uma indicação de leitura e um site dos sebos mais confiáveis do país.
Então, estava com vontade de falar sobre esse livro de Condé. Mas deixo para comentar depois.
Abraço para todos e um bom domingo! :)

Parece mesmo ser um bom livro.
ResponderExcluirE muito bacana a iniciativa de resgatar os autores locais. Isso é muito importante para a reprodução da cultura popular.
Obrigado pela indicação, procurarei no estante virtual.
Esses dois livros de contos, reunidos em "Santa Rita", apresentam a coerência literária de José Condé, fazendo com que, mesmo sendo contos autônomos, eles sejam inter-dependentes. Impossível não reconhecer passagens e personagens de um em outro ou outros contos. Uma leitura muito agradável, que também pode ser aprofundada por quem deseja estudar Condé.
ResponderExcluirAbraço tavareano (tá...)