Este é para os que gostam de estudar e entender um pouco mais o mundo do adolescente. Escrito por Daniel Becker, pediatra especializado na adolescência, o livro "O que é adolescência?" procura passar uma forma integrada de ver a adolescência, mostrando os conceitos de diversos autores ao longo do texto, e pensando-a como um fenômeno e não apenas como uma fase de crise.
Inicialmente o autor traz o conceito original de adolescência, do latim crescer para, e informa que a adolescência é um fenômeno antigo, mas com o conceito que conhecemos hoje é relativamente recente, sendo uma fase que a sociedade criou para englobar e tratar as pessoas que poderiam mudar suas estruturas, ou seja, causar problemas a ordem dominante.
O autor sugere que devemos olhar a adolescência como um período de questionamentos e mudanças que irão transformar a pessoa que a está vivendo e a sociedade em que está inserida. Começando pelas mudanças biológicas, tais como mudança corporal, taxas elevadas de alguns hormônios, maturação do poder de abstração do cérebro, entre outras, o autor nos leva pela metamorfose, como ele chama, que o adolescente passa durante o período que biologicamente chamamos de puberdade. E com essas mudanças o início da definição daquela criança como adulta.
Uma das maneiras do ser humano se definir é justamente pelo seu corpo, como o adolescente pode então ter uma definição do que ele é, se a cada dia o seu corpo está diferente? Com esse questionamento, de “quem eu sou?” é que o adolescente é chamado para se inserir no mundo adulto, mas para ser bem aceito neste mundo, ele precisa já estar bem definido. Por conta dessa pressão em torno de uma definição do seu eu, é que o adolescente questiona este mundo adulto, onde se pede que ele seja coerente, quando não existe, nem nas atitudes ditas adultas, uma coerência.
Na incoerência que existe entre o que pode ou não fazer é que ele é constituído. É nesta incoerência que ele aprende sobre sexo, drogas, casamento, filhos, família, amigos, trabalho, realidade; é quando pendem que ele tome uma atitude frente à família, que escolha carreira e como vai ser sua vida. Com tanta pressão pra que o adolescente diga logo “a que veio”, como é que querem que ele não questione? Que ele não tente encontrar um sentido nesta incoerência?
Assim, vendo a adolescência como um fenômeno inquisitório é que se pode explicar os adultos adolescentes ou as crises tardias da adolescência. E explicar também o fato de que algumas sociedades não possuem a fase da adolescência por estarem inseridas num contexto mais coerente.
O autor sugere, então, que em vez de nos concentrarmos nas crises típicas da adolescência, que olhemos para nossa sociedade e procuremos os erros que cometemos as nossas crianças e adolescentes, porque nesses erros estarão as crises que o adolescente irá vivenciar.
Para quem gosta, este é uma boa pedida!
* BECKER, Daniel. O que é adolescência. 5° reimpr. da 13° ed. De 1994; São Paulo: Brasiliense,2003. (Coleção primeiros passos;159) 98 pág.
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